Calçados EPI são desenvolvidos para proporcionar proteção para cada tipo de função exercida que necessite de atenção específica, avaliando sempre os níveis de exposição aos riscos em cada atividade.

No Brasil, existem políticas obrigatórias que garantem a efetivação de estratégias para a proteção do trabalhador, principalmente em ambientes cujo risco de lesões e acidentes é maior, como em construções, indústrias, fábricas, entre outros. O calçado de proteção deve proporcionar ao trabalhador, além de segurança, conforto durante a jornada de trabalho.

Atualmente, há no mercado uma grande variedade de modelos de calçados de segurança, entre botas, botinas e sapatos. Além disso, existem dois tipos de solados para calçados de segurança, o Solado Monodensidade e o Solado Bidensidade. Em ambos os tipos de solado, é injetado uma camada de poliuretano (PU).

Solado Mono ou Bidensidade?

A diferença é que, no solado monodensidade, é inserida apenas uma camada poliuretano, enquanto no solado bidensidade, há duas injeções de PU.

Calçado com o solado monodensidade possui apenas uma camada de proteção, cuja função é a de sustentar o sapato e proporcionar conforto e durabilidade. Esse tipo de sapato de segurança possui uma peça única no solado, sem emendas, e oferece proteção principalmente contra os riscos de objetos cortantes e perfurantes.

Já solado bidensidade possui uma camada de poliuretano externa, que fica em contato com o solo e cuja função é sustentar o calçado, e outra camada interna, entre a sola e a palmilha, que por ser mais maleável é específica para o conforto e durabilidade, projetada especialmente para absorver impactos. É um calçado de segurança mais resistente que oferece maior amortecimento durante os serviços cotidianos, protege contra produtos químicos, objetos cortantes e perfurantes.

Por que usar calçados EPI?

O uso correto do EPI minimiza os riscos no ambiente de trabalho, protegendo contra a umidade, diminuindo as chances de quedas em ambientes molhados, protegendo contra descargas elétricas, evitam queimaduras causadas por produtos químicos, protegem contra acidentes causados por materiais cortantes (como pregos, cacos de vidro, entre outros), evitam lesões de contato, e evitam danos causados por quedas de materiais sobre os pés.

Qual a melhor escolha?

Independente de o solado ter Monodensidade ou Bidensidade, calçados de segurança devem ser sempre utilizados em ambientes de trabalho que ofereçam algum risco para o profissional, afinal, os pés são um ponto vulnerável e mais propícios a acidentes devido a irregularidade do solo.

Para a escolha do calçado ideal, é importante se atentar às características de cada modelo e perceber que o grau de proteção varia conforme as necessidades de cada área e profissional.