A Normativa Regulamentadora 32 (NR32) tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

     Com o respaldo da Organização Mundial de Saúde, estabelece-se, entre outras medidas, que, em hipótese alguma, médicos e enfermeiros devem estar no seu ambiente de trabalho com sapatos abertos ou que contenham qualquer tipo de orifício que permita a circulação de ar, provável proliferação de bactérias e estão sujeitos a vômitos, perda de fluidos, entre outras fatalidades. Sapatos apertados ou grandes demais comprometem a saúde dos pés, podendo prejudicar a coluna, a circulação sanguínea e causar bolhas e calos. Além disso, é imprescindível que o profissional use um calçado que tenha o tamanho do salto ideal para não cansar a panturrilha e ofereça diversas opções de numeração.

     Mas não são apenas os médicos e enfermeiros que estão com a saúde em risco dentro dos ambientes hospitalares. Quem trabalha com cozinha, materiais químicos, lavanderia e diversos outros setores, também está exposto.

     Com isso, foi desenvolvido no Brasil um calçado com uma qualidade superior aos produzidos em EVA. Os conhecidos como Stiky Shoes da Canada EPI Ltda. possui:

  • Material Polimérico;
  • Impermeável;
  • Absorção de energia na área do salto;
  • Antiderrapante;
  • Palmilha interna removível com 3 camadas de proteção: (Tratamento antimicrobiano com íons de prata que evita a proliferação de fungos e bactérias causadoras do mau cheiro.  Além disso, possui tecnologia de absorção evaporação do suor, evitando que o pé fique úmido durante o uso).

     A antiga polêmica sobre o uso de “Crocs” em ambientes hospitalares ainda é recorrente no dia-a-dia da empresa. Seguidamente recebemos clientes que procuram calçados para uso profissional, porém, o ponto negativo desse produto é a material prima. O EVA, em contato excessivo com o sol causa deformação o que acaba danificando o calçado.

     Em resumo, a grande vantagem do uso dos Stiky Shoes em relação com outros calçados de segurança é a resistência do material (polimérico de alta performance) e a qualidade do produto (Certificação com selo conforto IBTEC que tem como requisitos: leveza do calçado, equilíbrio das pressões nos pés, aquecimento do calçado, absorção de impacto, estabilidade, percepção de calce e ausência de machucados).