Detector de gás é um dispositivo com a função de medir e indicar a concentração de determinados gases no ambiente, fazendo parte de um processo de segurança através de diferentes tecnologias. Esse tipo de equipamento é usado para impedir a exposição do trabalhador a substâncias tóxicas, ou seja, detectar um vazamento de gás ou outras emissões.

Os detectores de gases são frequentemente operados por dispositivos a bateria, fabricados como unidades portáteis ou estacionáveis (fixas) indicando altos níveis de gases através de uma série de indicadores visíveis ou audíveis, como alarmes, luzes ou umas combinações de sinais.

Embora muitas das unidades antigas de detectores de gás padrão fossem originalmente fabricadas para detectar um gás, modernos dispositivos multi-gás ou multifuncionais são capazes de detectar vários gases ao mesmo tempo. Alguns detectores podem ser utilizados como unidades individuais para criar um sistema de proteção.

Uma atmosfera segura é compreendida pela seguinte condição:

78,0 % de Nitrogênio

20,9% de Oxigênio

1,0 % de Argônio

0,1 % de outros gases

Essa é a composição do ar que respiramos. Qualquer alteração dessa composição é compreendida como uma situação de risco.

A principal causa de acidentes em espaços confinados, segundo a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) são os riscos atmosféricos e devem ser preferencialmente eliminados antes da entrada e mantidos sob controle durante a permanência dos trabalhadores no interior dos espaços confinados.

A concentração de contaminantes (ex. CO, H2S, SO2, CL2, NH3 etc.) a presença de inflamáveis (substâncias que misturadas ao ar e recebendo calor apropriado entram em combustão) e o percentual inadequado de oxigênio (gases inertes que, em altas concentrações ocupam o lugar do oxigênio), seja por deficiência ou enriquecimento, são riscos atmosféricos que podem provocar intoxicação e asfixia dos trabalhadores ou a formação de uma atmosfera inflamável/explosiva.

A utilização de detectores de gases nos espaços confinados traz seguridade e controle para tomadas de decisões mais assertivas em tempo real, evitando qualquer tipo de dano físico à empresa e a qualquer colaborador envolvido na atividade.

Conheça tudo sobre Detecção de Gases, converse com um dos nossos técnicos ou agende uma visita em sua empresa.