O que é considerado espaço confinado?

Espaço confinado é qualquer área que não foi desenvolvida para habitação humana contínua no qual possui meios limitados de entrada e/ou saída. Logo a ventilação é insuficiente e há deficiência ou enriquecimento de oxigênio no local.

Com a necessidade de regulamentar esses ambientes, foi criada a NR33 em 22 de dezembro 2006 pela portaria MTE nº 202. Esta norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados, o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Os trabalhos em áreas confinadas são uma das maiores causas de acidentes graves, seja por ocorrência de explosões, por incêndios ou asfixias, podendo ocasionar até à morte.

A utilização de EPI’s evita o risco de morte e protege que algo mais grave aconteça obtendo uma maior chance de sobrevivência aos colaboradores da empresa.

Equipamentos como, cinto para espaços confinados, sistemas de resgate, insufladores/exaustores, respiradores, capacetes, óculos e dispositivos para detecção de gases, são fundamentais e obrigatórios para esse tipo de atividade.

Quer saber mais sobre as responsabilidades do empregador e do trabalhador e as medidas técnicas de prevenção? Consulte o site do ENIT.